domingo, 9 de setembro de 2007

Trade & Travel Network


Civilização depende de negócios para crescimento e as viagens tornam isto possível. A navegação marítima ainda é o meio de transporte mais importante, mas progresso econômico e mobilidade são constantemente melhorados pelo desenvolvimento de novas rotas e novos meios de transporte.

Uma complexa rede de rotas aéreas centralizada no hemisfério norte fornece transporte rápido para viagens ao redor do globo em massa, correio e fretamento de urgência.

Os Navios de carga também seguem estas rotas principais, atravessando oceanos de porto a proto e transportando comodites básicas para o comercio internacional.

Portos e Aeroportos – Facts & Figures

O maior aeroporto em área do mundo é o Aeroporto Internacional King Khalid, na Arábia Saudita, com área total de 225 quilômetros quadrados.

No continente americano, o maior aeroporto é o Aeroporto Internacional Montréal-Mirabel, localizada em Mirabel, Canadá, com seus 150 quilômetros quadrados.

O maior aeroporto em movimento de passageiros é o Aeroporto Internacional Hartsfield, em Atlanta, nos Estados Unidos da América com movimento de 88,4 milhões de passageiros por ano, seguido por perto pelo Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago, Illinois, também nos Estados Unidos, que movimentou 77 milhões de passageiros em 2004.

O maior aeroporto de tráfego internacional do mundo é o Aeroporto Internacional Heathrow, em Londres, Inglaterra, com uma média de 460 mil pousos e decolagens por ano. 80% do seu movimento anual de 67 milhões de passageiros é através de vôos internacionais.

O maior aeroporto de tráfego local do mundo é o Aeroporto Internacional de Los Angeles. Cerca de 60% do seu movimento anual de 60 milhões de passageiros possui como destino ou ponto de partida a região metropolitana de Los Angeles.

O aeroporto de carga aérea mais movimentado do mundo é o Aeroporto Internacional de Memphis, Tennessee, nos Estados Unidos. Ali, está localizado o centro operacional da FedEx.

Aeroporto de maior altitude e pista mais longa: Bangda, no Tibete, situado a 4 334 metros de altitude, cuja pista principal possui 5 500 metros.

A maior pista de pouso do mundo está localizada na base aérea de Edwards, California, coordenadas 34°49'27.92"N 117°51'37.11"W. É de terra e tem aproximadamente 12.000 metros. Suas cabeceiras tem orientação 35/17. Era utilizada para pousos de testes dos ônibus espaciais.

O porto de Santos alcançou a 39ª posição neste ano, cinco acima da lista anterior, com um total de 2,446 milhões de teus (unidades equivalentes a contêineres de 20 pés).

Os seis maiores portos em movimentação de contêineres estão na Ásia. São os de Cingapura, com 24,7 milhões; Hong Kong (China), com 23,5 milhões; Shanghai (China), com 21,7 milhões; Shenzhen (China), com 18,4 milhões; Busan (Coréia do Sul), com 12,03 milhões; Kaohsiung (Taiwan), com 9,7 milhões. O sétimo colocado é o porto de Rotterdam, na Holanda, com 9,6 milhões.

Participação dos transportes por modo no mundo:

Aéreo 0,4%
Aquaviário 13,6%
Dutoviário 4,2%
Rodoviário 61,1%
Ferroviário 20,7%

Fontes:
CNT
Publicação inglesa "Container Management"
Bartholomew

Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google