domingo, 21 de outubro de 2007

24 horas Conectado na Economia Global de Daniel Altman


Onde você estava no dia 15 de junho de 2005? Não se lembra? Talvez Daniel Altman saiba.No livro 24 horas Conectado na Economia Global (Connected 24 Hours in the Global Economy - Publication Date: May 2007 - Publisher: Tantor Media Inc. ainda não traduzido para o Português) de Daniel Altman, correspondente do International Herald Tribune para o qual ele modera o blog Managing Globalization também foi o mais novo membro do conselho editorial do jornal The New York Times. Altman escolhe um dia, 15 de junho de 2005, e descreve 14 circunstancias de algum lugar no mundo. Ele usa a metáfora dos os dentes da engrenagem para designar os trabalhadores desta nova classe global conectada e potencializada pelo conhecimento.
Ele começa cada capitulo com um artigo de jornal ou um e-mail relatando um evento em alguma parte do mundo. Nos então entenderemos como este evento isoladamente se relaciona com a economia global. Através destes enfoques amplos ou detalhados o economista mostra os macro e micro-ambientes.

Seu primeiro capítulo começa com dois relógios, o primeiro marca as horas em Nova York , 12:03 da tarde e o segundo 06:03 horas da manhã em Estocolmo no dia 15 de junho de 2005. Neste dia, precisamente a esta hora Ericson e Napster surgem com um novo serviço de musica para fornecer faixas musicais por interconexão entre celulares e computadores. Esta parceria consumiu seis meses de negociação. Ericsson “empresa que representa um entidade corporativa nacional” e a Napster “uma empresa que começou como um rede ilegal de nerds que beiravam a margem cinzenta da lei e recentemente passou a ser uma marca respeitável” mostrou que as uniões mais bem sucedidas são aquelas que são constituídas sobre uma combinação de similaridades confortáveis e diferenças muito convenientes.
Aí então Altman vai para Tóquio para descrever a mudança cultural na qual o povo japonês vê a concorrência e o que aconteceu as 04:02 da tarde no escritório da Fair Trade Comission. Aí então ele vai para Ho Chi Minh citiy, Hong Kong, Quingdao –China, etc.
Conectado na Economia Global é uma importante obra para aqueles que querem entender as forças da globalização. Globalização não foi uma decisão deliberadamente tomada por uma pessoa, um grupo de pessoas ou instituição, a globalização funciona por si só, cada vez que você paga uma conta ou faz uma viagem para um país distante. Altman descreve de forma eloqüente:“O mercado é como o grande oceano ao redor do mundo; adicione uma gota ao Atlântico e o nível de água sobe uniformemente em todas as partes”

Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google