domingo, 7 de outubro de 2007

Sociedade perfeita e paz mundial


Em 1935 o Papa Piu XI canonizou na igreja católica Sir Thomas Moore (7 de fevereiro de 1478 – 6 de julho de 1535) posteriormente decalarod pelo Papa João Paulo II como o santo padroeiro dos políticos e homens-de-estado.
São Thomas Moore (conhecido aqui como Tomás Morus) escreveu em 1515 o mais famoso e controverso de seus livros, Utopia, uma novela na qual o viajante fictício Rafael Hythloday (primeiro nome em alusão ao arcanjo Rafael , o provedor da verdade e o sobrenome significa “aquele que fala de forma insensata” em grego), descreve a formação política da ilha imaginaria chamada de Utopia (do grego ou-topos, que significa lugar nenhum, e eu-topos que significa o bom lugar).
No livro, Morus conta a historia da perfeitamente racional e ordenada ordem social de Utopia e suas ilhas vizinhas (Tallstoria, Nolandia, and Aircastle). Em Utopia não existe a propriedade privada e a tolerância religiosa é praticada por quase todos. A mensagem principal do livro é a da necessidade de ordem e disciplina, em detrimento da liberdade.
De certa forma isto soa como a visão do Estado comunista ideal de Karl Marx. Valores como liberdade, respeito ao próximo e ao direito a diferenças de opinião não são considerados importantes neste estudo.
A premissa por traz da idéia de uma sociedade perfeita e aquela na qual todos nos podemos viver em harmonia e de forma prospera se alcançarmos a paz mundial.
A paz mundial é um ideal de liberdade, paz e felicidade entre e no âmago das nações. É a ambição declarada de muitos lideres mundiais do presente e do passado, bem como, o desejo mais profundo de muitas concorrentes ao titulo de Mis Universo.
A interação entre todos os humanos livres de conflitos é vista por alguns como extremamente improvável de acontecer, devido a existência da enorme abrangência de comportamentos e circunstancias pessoais.
São muitas as suposições sobre o que pode ou não funcionar para se obter a paz mundial, mas melhor do que teorias, são as praticas.
No dia primeiro de abril de 2005 um leilão acontecia no Hotel La Fonda em Santa Fé – Novo México para levantar fundos para as vitimas do tsunami. Sob o titulo de
Leilão da Compaixão, Amma estava lá mais uma vez liderando um programa humanitário.Amma

) (Mātā Amritanandamayī Devi, Devanagiri: माता अमृतानन्‍दमयी - Malaio: മാതാ അമൃതാനന്ദമയി ) nasceu a 27 de setembro de 1957, em uma pequena vila de pescadores, Parayakadayu em Quilon distrito de Kerala. Conforme relatou sua mãe Damayanthiand, processo de parto que foi completamente silencioso e sem dor. “O bebê olhava de forma penetrante para mim com um sorriso benevolente em sua face”, mãe de Amma.

“Quando alguém contempla o universo inteiro como um jogo de consciência da realidade, o que mais podemos fazer a não ser sorrir?” Explica Amma.
O primeiro leilão realizado na primavera de 2002, arrecadou fundos para construir 21 casas para os pobres da Índia. No leilão de 2003 os fundos foram usados em 36 casas e em 2004 54 casas. Os fundos levantados no leilão de 2005 que foram usados diretamente para os esforços de reconstrução atingiram a marca de 100 crores (1 bilhão de rúpias ou aproximadamente US$ 23.364,485) para reabilitação e reconstrução das casas no sul da Índia completamente devastada pelo tsunami.
Amma criou ashrams “lugares onde as pessoas podem dedicar seu tempo e esforço a evocação de Deus, fazendo o serviço do desapego e desenvolvendo qualidades como amor, paciência e respeito ao próximo”.
Seu primeiro centro ashram foi fundado em Amritapuri, Kerala em 6 de maio de 1981. Hoje o grupo alcança 33 países do mundo, incluído Estados Unidos, Canadá. Está presente na Europa, Oriente Médio, Ásia Austrália e África. Através dos seus 12 templos, um hospital de múltiplas especialidades e Kochi, alimenta milhares de pessoas em cozinha para as massas, provê pensões anuais a mais de 15.000 viúvas, constrói anualmente 25.000 casas para desabrigados e tem 35 centros de assistência social espalhados pelo mundo.
Amma sempre abraça ou beija as pessoas um por um, é um processo de purificação e cura no qual ela transmite parte de sua energia vital pura para seus filhos (Amma tem o significado de Mãe), Certa vez na Índia Amma abraçou mais de 20.000 pessoas no mesmo dia, com pequenos intervalos de descanso por mais de 22 horas.
Perguntada certa vez por um repórter como é possível abraçar toda e qualquer pessoa com o mesmo amor, incluindo doentes e maltrapilhos. Amma respondeu “quando uma abelha sobrevoa um jardim com diversos tipos de flores, o que ela contempla não é a diferença entre as flores, mas sim, o mel que elas possuem”.O maior esforço em busca da paz mundial levou a Assembléia Geral das Nações Unidas a criar a universidade para a Paz (UPEACE) em 1980 sediada na Costa Rica. Como determina a carta da universidade assinada pelo conselho UPEACE, a missão da universidade para a paz é: “prover a humanidade com uma instituição internacional de educação graduada para a paz com o objetivo de promover o espírito de entendimento, tolerância e coexistência pacifica entre os seres humanos, estimular cooperação entre os povos e ajudar a reduzir os obstáculos e ameaças à paz mundial e ao progresso, mantendo nobres aspirações proclamadas na Carta das Nações “.
Para aqueles que não podem assistir às aulas na Costa Rica e querem fazer parte do time a UPEACE Sharing Knowledge para o Programa de Paz ou (SKP) desenvolveu um sistema de ensino a distancia através de primorosos métodos de disseminação.Porem se você não precisa de uma universidade para praticar a paz mundial, talvez você se identifique com Anes Gonxha Bojaxhiu (26 de agosto de 1910 – 05 de setembro de 1997) nascida em Skopje, capital da Macedônia.
Em 1982 quando o mundo presenciava o auge do sitio de Beirute, Agnes resgatou 37 crianças presas em um hospital instituído um cessar-fogo entre o exercito de Israel e guerrilheiros palestinos. Acompanhada por trabalhadores da Cruz Vermelha, ela viajou em meio a zona de guerra ate o hospital devastado para a retirada dos pacientes. Agnes era uma freira experiente que fez seu voto religioso no dia 24 de maio de 1931. Foi a fundadora da Congregação das Missionárias da Caridade e ganhou o premio Nobel da Paz em 1979 por seu trabalho humanitário. Por mais de quarenta anos ela ajudou os pobres, doentes, órfãos e aqueles que morriam em Kolkata (Calcutá), Índia. Inspirada em Thérèse de Lisieux, santa padroeira dos missionários, Agnes escolheu o nome de Teresa, nome usado pelo papa João Paulo II para beatificá-la como a abençoada Madre Teresa de Calcutá.

Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google