segunda-feira, 7 de março de 2011

Mas Afinal o que é Prospenomia e Pós Escassez

Cadernos universitários de Luiz Pagano nos quais ele conceitua (e desenha) as idéias da Prospenomia

Prospenomia é o estudo de sociedades prósperas, harmoniosas e equitativas, muitas vezes retratadas na ficção. Essas sociedades imaginadas na ficção podem representar modelos ideais ou aspiracionais de organização social, econômica e ambiental, onde os recursos são utilizados de forma sustentável e equitativa, e onde existe uma interconexão positiva entre os seres humanos e o meio ambiente. A prospenomia pode envolver a análise desses modelos ficcionais para extrair insights e inspiração para a construção de uma sociedade real mais justa e próspera.


Por outro lado, o conceito de Pós-escassez refere-se a um estágio futuro em que a escassez de recursos materiais não é mais uma preocupação predominante. Nesse estágio, a tecnologia avançada, a eficiência na produção e o uso sustentável dos recursos permitiriam a abundância de bens e serviços para todos, sem comprometer o meio ambiente ou esgotar os recursos naturais. A pós-escassez implica uma mudança fundamental na forma como a sociedade organiza e utiliza seus recursos, buscando alcançar um equilíbrio sustentável entre as necessidades humanas e a preservação do planeta.

Em 1986, eu tinha as inusitadas aulas de "Estudos de Problemas Brasileiros" que o meu mestre, Antonio Sérgio Pacheco Mercier ministrava. Mesmo sendo aos sábados, eu adorava ir às aulas, o Professor Mercier tinha o dom de cativar os alunos com suas narrativas envolventes, especialmente quando discutia assuntos como comércio internacional.

Suas aulas eram ricas, falava sobre alguma convenção em Luang Prapang, que inspirou amigo Gilberto Lacerda a adotar um novo destino turístico dos sonhos, ou o acordo internacional de direito marítimo assinado em Mondego Bay, na Jamaica, em 1982 - ele nos levava em viagem a essas locações incríveis.

O professor nos mostrava a importância desses eventos, bem como os prazeres de se exercer uma profissão que melhor se ajusta a seu espírito, conciliando o prazer das viagens a melhoria das relações humanas no planeta. 

Mas foi durante uma conversa sobre possíveis temas para minha monografia que o Professor Mercier verdadeiramente me inspirou. 

Compartilhei com ele minha ideia supostamente "revolucionária" de aplicar conceitos de ficção científica à economia e administração pública, uma abordagem que chamei de #prospenomics 

Acreditava (e ainda acredito) que assim como a ficção científica de Júlio Verne inspirou Santos=Dumont em múltiplos de seus inventos, poderíamos também usar a sociedade de pós-escassez de Gene Roddenberry de Star Trek para servir de inspiração à novas abordagens na economia e administração pública.

A princípio o Professor Mercier se interessou pelo argumento, más ao ouvir atentamente minhas explicações disse que minhas ideias “ainda estavam em sua infância” e que “havia pouca aplicabilidade com a realidade”, :( No entanto, me encorajou a estudar mais sobre o assunto e a explorar melhor essas ideias. 

Mesmo me sentido um pouco frustrado por estar tão longe de um argumento viável, com sua orientação cuidadosa e críticas construtivas, embarquei em uma jornada de pesquisa e reflexão que ampliou meus horizontes acadêmicos e profissionais, realizando feitos que jamais havia sonhado em realizar. 

O Fim do Trabalo para Ganhar a Vida e o Iníco do Trabalho pelos seus Tlaentos

À medida que nos movemos em direção a um futuro onde as noções tradicionais de escassez e trabalho estão sendo questionadas, surge a necessidade de explorar novas abordagens para a organização da sociedade e da economia. Neste contexto, ferramentas digitais como o LinkedIn têm desempenhado um papel significativo ao facilitar a conexão entre pessoas e oportunidades de trabalho, com o objetivo de permitir que os indivíduos trabalhem com base em seus talentos e paixões, em vez de apenas para sustentar suas necessidades básicas.

O LinkedIn, uma plataforma de rede profissional amplamente utilizada, tem como propósito principal conectar profissionais de diversas áreas, permitindo que compartilhem experiências, habilidades e oportunidades de trabalho. Ao fornecer um espaço onde os usuários podem destacar suas habilidades e experiências, o LinkedIn promove um ambiente onde os talentos individuais podem ser reconhecidos e valorizados, independentemente de sua formação acadêmica ou experiência prévia.

A ideia subjacente ao uso do LinkedIn e de outras ferramentas semelhantes é a de que, ao criar oportunidades para que as pessoas trabalhem com base em seus talentos e interesses, em vez de apenas para ganhar a vida, é possível promover uma sociedade mais criativa, produtiva e satisfatória para todos os seus membros. Essa abordagem, conhecida como "trabalhar pelo talento", visa maximizar o potencial de cada indivíduo, incentivando a expressão criativa, a inovação e o crescimento pessoal e profissional.


Partindo do pressuposto de que cada pessoa é a melhor do mundo em um determinado assunto, sites sociais de negócios mundiais como o LinkedIn são ferramentas perfeitas para localizar e contratar os melhores profissionais, nas mais adequadas posições possíveis.

Mais do que permitir que usuários registrados possam manter uma lista de contatos com informações de pessoas que eles conheçam e confiam no seu ambiente de negócios, o software de recolocação profissional irá analisar as habilidades do candidato para criar uma GRePS - Graphic Representation of Professional Skills (Representação Gráfica da Qualificação Profissional).


Como impressões digitais os GRePS são únicos e permitem que o candidato experimente a chamada plenitude profissional.


Vamos ver como vai funcionar:


Sr. Miyamoto Shintaro vive em Tóquio e está atualmente à procura de um emprego. Sua experiência abrange gestão departamento de Recursos Humanos, recrutamento, treinamento e supervisão das equipes de Alimentos & Bebidas, bem como a criação de material de apoio. Sistemas de atualização (Micros, websites) também faz parte de sua rotina. Ele fala Japonês, Inglês e Italiano.


Ele mantém seu perfil no Linkedin perfeitamente atualizado. O programa GRePS gera uma chave específica que corresponde perfeitamente a uma posição aberta em uma empresa italiana.

Sr. Miyamoto fica muito animado com as perspectivas de trabalho em Roma, mas falta a ele o Programa de Intercâmbio Erasmus, curso exigido pelo contratante.

Ele imediatamente se inscreve no curso e depois de seis meses ele será "perfeitamente" qualificado para a posição.


Graças ao software GRePS o Sr. Miyamoto e muitos outros em todo o mundo irão encontrar o local perfeito, ajudando a sociedade da Terra para chegar a Era pós-escassez.

Nenhum comentário:

Blemia Powered by Google

Google